quarta-feira, 1 de julho de 2009


Reflexão do texto 5 - FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 18. ed., São Paulo , Cortez, 200.

Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem

O texto mostra os diferentes problemas que acontece nas crianças, quando estão no processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita: a relação entre o todo e as partes que a constituem . Este texto vem com uma série de exemplos para mostrar o que o autor quis dizer, ela usa muito a teoria Piagetiana.
O processo de construção da aprendizagem se dá pelos momentos de desiquilibrações, até que se tenha atingido o patamar do conhecimento esperado.
A criança alcança o aprendizado passando pelos processos:
Pré-silábico, quando a criança ainda não tem o conhecimento das sílabas, nesta fase é ideal que o professor ajude o aluno a reconhecer seu próprio nome e as letrinhas que o compõe, o alfabeto móvel é um ótimo artifício. Silábico, a criança ainda não reconhece as partes do todo, mas já reconhece a ordem das letrinhas.E alfabético quando a criança já consegue na ordem das sílabas construir uma palavra e estabelecer a diferença entre as palavras.
A criança quando ainda não está alfabetizada, tem a tendência a representar o seu desenhos e escritas por meio de pauzinhos e bolinhas e também relaciona a quantidade de objetos ao número de rabiscos .
A tematização é o conhecimento adquirido antes, somando e exercitando com os conhecimentos que vão sendo adquiridos depois. (É a ampliação daquela aprendizagem que já se tinha).
O aluno na fase de alfabetização precisa ter contato com materiais escritos para confirmar ou não o que já aprendeu e para confrontar seus conhecimentos.

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