terça-feira, 30 de junho de 2009


Reflexão do texto 4 - TEBEROSKY, Ana. GALLART, Marta S. et. al Contexto de Alfabetização Inicial . Trad. Francisco Settineri, Porto Alegre, Artmed, 2004

Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: Perspectivas Sociolinguistica
( Erik Jacobson )

O Objetivo principal do texto é mostrar que as crianças antes de entrar numa escola formal já tem habilidades que adquiriram no decorrer de sua história junto a sua família, amiguinhos e, em um modo geral, no meio da sociedade em que vive. O autor levanta a questão que nós professores devemos ir além do grafema/fonema e descobrir como a criança utiliza o espaço da escrita, e ao trabalhar a oralidade não devemos nos prender apenas em padrões técnicos, mas também usar as múltiplas alfabetizações , que significa ter em seus planos de aula o reconhecimento da linguagem em diferentes regiões, mostrando as gírias e vícios de linguagem que cada estado usa, sem esquecer contudo, de ensinar a norma padrão de linguagem, é como ser um poligróta dentro da própria língua.
A escola precisa compreender a realidade do aluno para após isto pensar em qual método ela usará em seu processo de ensino. Acredito que, para abrir uma escola o diretor deva ter em seus primeiros objetivos, se reunir com todo o corpo docente de sua escola para montar um questionário de pesquisa de bairro, onde tenha perguntas que ajude a escola a conhecer o perfil da família e dos estudantes que entrará por suas portas, e assim construir seu PPP.
No processo do ensino o professor deve planejar e usar métodos que alcance seu alunos, e não ficar alienados a seguir o que o livro diz. Pois a interpretação de alguma informação é influenciada pelo contexto em que o aluno vive, então é muito importante o professor adequar uma lição de acordo com o perfil de sua turma.
Outro aspecto que o autor levanta é a participação do aluno em sala de aula, deixar o aluno promover uma conversa, deixar ele contar sua vivência e até mesmo trocar diferentes tipos de experiência com os colegas.
A escrita é uma das formas que usamos para registrar e manter por mais tempo os diferentes acontecimentos de nossa vida. E é muito importante ter na escrita um pouquinho da personalidade de quem escreve. Não imitar sempre um formato pronto. Por isso no contexto da alfabetização é importante o professor criar situações para o aluno se posicionar com o seu modo de pensar sem medo.

Sem comentários:

Enviar um comentário