segunda-feira, 1 de junho de 2009

Grupo: Lílian Oliveira, Roberta Canêjo, Teresa Cristina e Verônica Leal.
Objetivos do grupo:
* Observar indícios de conhecimentos sobre normas da escrita;
* Verificar a influência dos conhecimentos prévios colaborando na compreensão e desenvolvimento criativo-intelectual das informações;
* Analisar como a interpretação de uma imagem influenciada pelo cotidiano.


Contextos de Alfabetização na Aula (Ana Teberosk)
Discussão deste texto em sala de aula no dia 28 de maio de 2009
Aula de TAELP Professor Ivan Amaro

Este texto traz uma diferenciação diante da educação tradicional, nos processos a serem usados na educação infantil, mostrando que, do contexto em que vivemos podemos tirar fontes de informações para um melhor desenvolvimento do aprendizado infantil, rechaçando a visão tradicional.
Diferente da visão tradicional, que visa a criança recém chegada na escola, como carente e sem nenhum conhecimento prévio, e a educa de forma mecânica e totalmente fechada ao seu contexto , a orientação construtivista valoriza o trabalho cognitivo e conseqüentemente acredita que toda criança quando vem a escola pela primeira vez, já traz consigo alguns conhecimentos que ela mesma desenvolveu com suas habilidades e também capacidade de aprender com as informações que provém da sociedade e da família interessada em seu desenvolvimento. Já a orientação socioconstrutivista não se resume no cognitivo, mas acredita na alfabetização emergente, ou seja, a criança estimulada pela família e com envolvimento com outro sujeito e outra cultura acaba aprendendo várias coisas, até mesmo pela curiosidade de saber o que está em placas, em instruções de vídeo game e rótulos de produto que ela consome , fazendo parte da alfabetização emergente.
Para as duas orientações, nesse ambiente familiar a criança está exposta a diversidade de material impresso de leitores/escritores que acabam facilitando o aprendizado inicial e nisso o texto apresenta uma série de fatores que podemos tirar do contexto em que vivemos e transformar em fontes de informação para a educação infantil.
  • Observação de adultos.
  • a manipulação de textos em seus suportes como em jornais, revistas, livros e etc.
  • Contexto de escultar a leitura em voz alta por um adulto.
  • Escrever em voz alta enquanto um adulto a ouve.
  • Contexto de perguntar e receber respostas.
  • Escrever por si mesmo, texto longos que escutaram e memorizaram em outro encontro.
É claro que, se este ambiente propiciador de tantas informações existe com mais frequência nas famílias bem estruturadas financeiramente e até mesmo em relação de afeto, as famílias menos favorecidas também passam seus conhecimentos para os pequeninos e a sociedade complementa aquele quadro.
Com isso, o objetivo desse texto é mostrar a diversidade dos contextos de aprendizagem que podemos usar nas aulas e que a alfabetização já começa bem antes do aluno chegar na escola, para aproveitarmos isto precisamos abrir nossos planejamentos de aula para a realidade em que a criança vive, e assim a partir de seus conhecimentos desenvolvermos nossas estratégias para um ensino que funcione.

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