Objetivos do grupo:
* Observar indícios de conhecimentos sobre normas da escrita;
* Verificar a influência dos conhecimentos prévios colaborando na compreensão e desenvolvimento criativo-intelectual das informações;
* Analisar como a interpretação de uma imagem influenciada pelo cotidiano.
Aula de TAELP Professor Ivan Amaro
Diferente da visão tradicional, que visa a criança recém chegada na escola, como carente e sem nenhum conhecimento prévio, e a educa de forma mecânica e totalmente fechada ao seu contexto , a orientação construtivista valoriza o trabalho cognitivo e conseqüentemente acredita que toda criança quando vem a escola pela primeira vez, já traz consigo alguns conhecimentos que ela mesma desenvolveu com suas habilidades e também capacidade de aprender com as informações que provém da sociedade e da família interessada em seu desenvolvimento. Já a orientação socioconstrutivista não se resume no cognitivo, mas acredita na alfabetização emergente, ou seja, a criança estimulada pela família e com envolvimento com outro sujeito e outra cultura acaba aprendendo várias coisas, até mesmo pela curiosidade de saber o que está em placas, em instruções de vídeo game e rótulos de produto que ela consome , fazendo parte da alfabetização emergente.
Para as duas orientações, nesse ambiente familiar a criança está exposta a diversidade de material impresso de leitores/escritores que acabam facilitando o aprendizado inicial e nisso o texto apresenta uma série de fatores que podemos tirar do contexto em que vivemos e transformar em fontes de informação para a educação infantil.
- Observação de adultos.
- a manipulação de textos em seus suportes como em jornais, revistas, livros e etc.
- Contexto de escultar a leitura em voz alta por um adulto.
- Escrever em voz alta enquanto um adulto a ouve.
- Contexto de perguntar e receber respostas.
- Escrever por si mesmo, texto longos que escutaram e memorizaram em outro encontro.
Com isso, o objetivo desse texto é mostrar a diversidade dos contextos de aprendizagem que podemos usar nas aulas e que a alfabetização já começa bem antes do aluno chegar na escola, para aproveitarmos isto precisamos abrir nossos planejamentos de aula para a realidade em que a criança vive, e assim a partir de seus conhecimentos desenvolvermos nossas estratégias para um ensino que funcione.
está lindo seu blog!bjsss!
ResponderEliminar