segunda-feira, 27 de julho de 2009
Texto 6
Este vídeo serve como complemento do texto 06, pois mostra a criança numa etapa de seu processo de alfabetização , ele já foi exibido em sala de aula pelo professor Ivan, mas como achei super interessante e ainda essencial para complementar este texto, decidi colocar em meu blog. Vcs vão adorar!
Reflexão do texto 6 - de Teberosky, Ana. Colomer, Tereza. Aprender a ler e a escrever: Uma proposta construtiva. Porto Alegre: Artmed,2003/ Capítulo: A construção do conhecimento sobre a escrita.
O texto tem como objetivo elucidar a escrita sobre o ponto de vista da criança que aprende a ler e a escrever e de que maneira ela constrói seu conhecimento na linguagem e escrita.
A autora começa apresentando um exemplo com uma menina chamada andréa de 5 anos, num processo de construção de seu próprio nome. A menina ainda está na fase de perturbações, ou seja, ela não tem certeza de que está fazendo certo e por isso vai fazendo várias tentativas, baseadas nos seus prévios conhecimentos e aí gradativamente vai tendo uma melhora com o passar do tempo e com a ajuda de sua família e da professora que a interroga para, a mesma se certificar do que esta fazendo, e com isso se corrigir. Percebo aí como é importante essa interação da criança com o adulto, lendo, escrevendo ou criando algo pois assim com certeza ela se desenvolve mais rápido pois está aprendendo dentro de sua própria realidade e é importantíssimo o adulto levar esta criança a sério pois é a partir de seus erros que a criança vai se corrigindo ao contrário ela vai se fechando em todas as etapas que envolve aquele assunto ( Alfabetização) e o processo desta aprendizagem vai sendo muito mais doloroso para a criança e trabalhoso para o professor.
A autora diz que, antes de compreender como funciona o sistema alfabético da escrita, as crianças começam diferenciando desenho de escrita. Dessa forma, uma vez que sabem quais são as marcas gráficas que são pra ler, alas elaboram hipóteses sobre a combinação e a distribuição das letras. E lendo eu isto, começo a lembrar de minha sobrinha Thaís, é como se autora estivesse descrevendo o que está acontecendo com ela. Pois Thaís já está conseguindo diferenciar o desenho da escrita e com isso ela tenta já escrever seu nome com letrinhas na forma seqüencial e com isso podemos compreender que este processo acontece com diversas crianças de diferentes estilos de vida. Gostei muito destes último s textos pois nos fez discutir assuntos bem mais próximo s de nosso cotidiano.
Reflexão do texto 6 - de Teberosky, Ana. Colomer, Tereza. Aprender a ler e a escrever: Uma proposta construtiva. Porto Alegre: Artmed,2003/ Capítulo: A construção do conhecimento sobre a escrita.
O texto tem como objetivo elucidar a escrita sobre o ponto de vista da criança que aprende a ler e a escrever e de que maneira ela constrói seu conhecimento na linguagem e escrita.
A autora começa apresentando um exemplo com uma menina chamada andréa de 5 anos, num processo de construção de seu próprio nome. A menina ainda está na fase de perturbações, ou seja, ela não tem certeza de que está fazendo certo e por isso vai fazendo várias tentativas, baseadas nos seus prévios conhecimentos e aí gradativamente vai tendo uma melhora com o passar do tempo e com a ajuda de sua família e da professora que a interroga para, a mesma se certificar do que esta fazendo, e com isso se corrigir. Percebo aí como é importante essa interação da criança com o adulto, lendo, escrevendo ou criando algo pois assim com certeza ela se desenvolve mais rápido pois está aprendendo dentro de sua própria realidade e é importantíssimo o adulto levar esta criança a sério pois é a partir de seus erros que a criança vai se corrigindo ao contrário ela vai se fechando em todas as etapas que envolve aquele assunto ( Alfabetização) e o processo desta aprendizagem vai sendo muito mais doloroso para a criança e trabalhoso para o professor.
A autora diz que, antes de compreender como funciona o sistema alfabético da escrita, as crianças começam diferenciando desenho de escrita. Dessa forma, uma vez que sabem quais são as marcas gráficas que são pra ler, alas elaboram hipóteses sobre a combinação e a distribuição das letras. E lendo eu isto, começo a lembrar de minha sobrinha Thaís, é como se autora estivesse descrevendo o que está acontecendo com ela. Pois Thaís já está conseguindo diferenciar o desenho da escrita e com isso ela tenta já escrever seu nome com letrinhas na forma seqüencial e com isso podemos compreender que este processo acontece com diversas crianças de diferentes estilos de vida. Gostei muito destes último s textos pois nos fez discutir assuntos bem mais próximo s de nosso cotidiano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário